Urologia

A Urologia é a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e ao tratamento médico e cirúrgico das doenças do aparelho urinário e do aparelho genital masculino. As Disfunções Sexuais, a Andropausa e as Patologias Prostáticas são as situações clínicas mais frequentes no âmbito desta especialidade.

As patologias da próstata requerem um diagnóstico precoce e podem ser:

Hipertrofia Benigna da Próstata

A próstata é uma glândula do aparelho genital masculino localizada imediatamente abaixo da bexiga, órgão onde a urina está temporariamente armazenada até ser eliminada. É essa relação com sistema urinário que explica as suas consequências na micção, sobretudo quando aumenta de volume.
Diagnóstico:Pode ser que note alguns sintomas urinários ou, pelo contrário, pode ser que o seu médico de família, num exame de rotina, detecte um aumento anormal da sua próstata.

Em qualquer dos casos será necessário proceder a alguns exames diagnósticos complementares. Tratamento:O objectivo do tratamento da Hipertrofia Benigna da Próstata é o alívio da obstrução urinária e a melhoria dos sintomas irritativos. Isso pode ser feito através de medicamentos ou cirurgias, terapêuticas cada vez mais simples e eficazes.

Prostatite

É o nome que se dá à inflamação aguda ou crónica da próstata, de causa infecciosa ou não, geralmente associada a queixas urinárias causadoras de desconforto.Um correcto diagnóstico é a chave do tratamento da prostatite que se pode classificar em 3 tipos:

• Prostatite aguda infecciosa
  • Prostatite crónica infecciosa
  • Prostatite não infecciosa

O tratamento deve ser sempre feito, mesmo quando não existam importantes queixas ou sintomas,sendo uma doença tratável. Mesmo nos casos em que ela não é curável, pode ficar aliviado dos sintomas durante longos períodos, desde que faça os tratamentos que lhe forem prescritos pelo seu urologista.
Não sendo a prostatite uma doença contagiosa, pode ter uma vida pessoal e social completamente normal, nomeadamente continuando a ter relações sexuais. Ter uma prostatite não aumenta o seu risco de ter outras patologias prostáticas, nomeadamente cancro.

Cancro da Próstata

É actualmente o cancro mais frequente nos homens dos países industrializados, sendo em Portugal a terceira maior causa de morte oncológica, logo a seguir ao cancro do pulmão e do cólon.
O mais frequente tumor maligno da próstata é o adenocarcinoma. Apesar de poderem existir outros tipos de tumor neste órgão, o adenocarcinoma é originado a partir do desenvolvimento das próprias células da próstata.

O diagnóstico precoce pode ser conseguido recorrendo a dados clínicos e laboratoriais.
O tratamento do cancro da próstata é muito diferente consoante se trata uma doença precoce, localizada apenas no órgão, ou se já existe uma disseminação de células tumorais para tecidos ou órgãos circundantes, sendo nesta fase uma doença avançada, não localizada.

Corpo Clínico

• Dr. Sérgio Pereira