Quando levar pela primeira vez o bebé ao dentista

A Sociedade Portuguesa de Odontopediatria (SPOP) e a Ordem dos Médicos Dentistas defendem que a primeira consulta deve ser realizada quando os primeiros dentes temporários erupcionam ou, no máximo, até ao primeiro ano de vida.

A Academia Americana (AAPD) e a Europeia de Odontopediatria (EAPD) defendem a máxima “First tooth – First visit”, indo de encontro ao recomendado em Portugal.

As associações de Pediatras em geral recomendam a primeira visita ao Médico Dentista entre os 2 e os 3 anos, altura em que se estabelece a dentição decídua completa.

Se a primeira consulta for feita aos 6 meses, aquando da erupção do primeiro dente, permite-nos informar os pais sobre os cuidados de higiene adequados, hábitos sucção e alimentação corretos em cada idade, a utilização da chupeta e do biberão, prevenindo desta forma não só a cárie dentária como alterações do desenvolvimento dos maxilares.

A idade ideal é entre os 6 e os 12 meses, quando nasce o primeiro dente e obrigatoriamente deverá fazer-se consulta entre os 2 e os 3 anos.

Artigo originalmente publicado em chupetavip.pt