As crianças podem ter cáries na primeira infância?

O que é a cárie de biberão ou cárie do lactante?
As cáries da primeira infância, do lactante ou do biberão são aquelas que surgem nas crianças até aos 3 anos.

Em geral estas cáries são de progressão rápida e provocam uma grande destruição nos dentes. A gravidade desta destruição está relacionada com hábitos nocivos, como o consumo de muitos doces, molhar a chupeta em mel ou substâncias açucaradas, colocar açúcar ou chocolate no leite e ingestão exagerada de sumos de fruta.

O contacto prolongado dos alimentos açucarados com o esmalte dos dentes, associado à presença de micro-organismos cariogénicos, ingestão de leite ou líquidos várias vezes ao dia e durante a noite, diminuem a acção protectora da saliva, o que contribui para a desmineralização do esmalte e consequente destruição dos dentes decíduos.

Numa primeira fase os dentes começam a ter uma cor esbranquiçada e opaca, que corresponde a uma desmineralização do esmalte por diminuição da presença de cálcio no esmalte, geralmente encontra-se nas zonas junto à gengiva.

Numa segunda fase, estas lesões passam a cavidade, já com perda de estrutura, passam a lesões acastanhadas e começam a afetar grande parte do dente.

A terceira fase caracteriza-se pela fratura da coroa do dente, até ficar apenas a raíz.

Afeta várias peças dentárias num padrão simétrico e o grau de destruição está intimamente ligado à cronologia da erupção ( ordem pela qual os dentes de leite “nascem”).