A consulta está vocacionada para a prevenção, avaliação e tratamento da comunicação humana e possíveis perturbações relacionadas, em crianças, adultos e idosos.
A comunicação humana engloba todos os processos associados à compreensão e à produção da linguagem oral e escrita, assim como todas as formas apropriadas de comunicação não verbal.
A Terapêuta da Fala valia, diagnostica e trata alterações da comunicação humana (problemas de voz, de articulação, de fluência e de linguagem) de etiologia variada, em crianças e adultos.
Um especial cuidado é dado ao nível da prevenção dessas alterações.
As principais áreas de intervenção da Terapia da Fala são:
Linguagem
A linguagem é uma capacidade humana complexa, através da qual as pessoas comunicam umas com as outras e que consiste num conjunto estruturado de símbolos.A linguagem pode ser verbal (oral e escrita) ou não verbal (por exemplo com gestos).Quando existem dificuldades na aquisição da linguagem ou a pessoa a perde após a adquirir, fica, de certa forma, isolada dos que a rodeiam, pois a sua capacidade de comunicação fica comprometida!
Voz
A voz consiste no conjunto de sons produzidos pelo Homem, a partir do som resultante da vibração das cordas vocais que é, depois disso, modificado pelos órgãos de ressonância (seios peri-nasais).
A voz identifica a pessoa quanto à sua idade, sexo, estrutura física, raça, características da personalidade e estado emocional.
As perturbações que surgem na sua produção podem ter diversas causas.
Articulação
A articulação verbal é a produção de fonemas (vogais e consoantes) através de um conjunto de movimentos coordenados dos órgãos fonoarticulatórios (língua, lábios e mandíbula, dentes, próteses dentárias, entre outros).
Qualquer alteração a este nível vai interferir com a inteligibilidade do discurso (a sua clareza, a capacidade dos outros o perceberem).
Fluência
A fluência é a facilidade de encadear os sons, sílabas ou palavras da linguagem oral.
Chamamos gaguez à perturbação do ritmo e fluência da expressão verbal.
A gaguez é caracterizada por repetições ou prolongamentos involuntários, audíveis ou silenciosos, na emissão de pequenos elementos da fala (sons, sílabas e palavras monossilábicas).
As interrupções no débito verbal existentes têm uma significativa variação em função das condições de interacção social.
Deglutição
A deglutição (acto de deglutir, engolir) é uma actividade neuro-muscular complexa.
Algumas crianças apresentam dificuldades na sua realização (disfagia), as quais podem estar relacionadas com alterações da oclusão dentária, da postura da língua,relação inter-maxilar, etc…
Esta função pode também ser alterada após a sua aquisição, nomeadamente em adultos, sendo neste caso um problema de origem neurológica, pós-traumática, sequela pós-cirúrgica, etc.
Nas crianças devemos ter especial atenção aos sinais de alarme que indicam uma disfunção que deve ser avaliada:
- Tem 2 anos e não fala?
- Não percebe o que lhe é dito?
- Não diz apenas um ou alguns sons/letras?
- Troca um som/letra por outro, ao falar, ler ou escrever?
- Apresenta dificuldades ao ler e escrever?
- Fala pelo nariz?
- Tem mais de 4 anos e gagueja?
- Na escola é “gozada” por causa da fala?
- Grita muito e fica rouca com frequência?
- Há necessidade de falar com a criança de um modo especial, de adaptar o discurso?
Também os adultos devem ter noção dos sintomas e sinais de uma disfunção da fala:
- Sente a voz rouca?
- Sente a garganta seca ou áspera?
- Usa muito a voz no seu dia-a-dia?
- Considera-se gago?
- Tem medo de falar por receio de gaguejar?
- Tem dificuldades em mastigar ou deglutir alimentos?
- Baba-se ou engasga-se com alimentos sólidos ou líquidos?
- Tem dificuldade em falar?
- Tem dificuldade em fazer-se compreender ou compreender o que lhe é dito?
- Não se lembra dos nomes das coisas / pessoas?