Implantologia

Vídeos

A Implantologia é uma área cirúrgica da Medicina Dentária que se dedica à colocação de implantes dentários. Os implantes dentários são dispositivos médicos em titânico, colocados no maxilar superior ou na mandíbula , que têm como função substituir as raízes dos dentes perdidos.

Nas reabilitações dos nossos pacientes utilizamos sistemas de implantes desenvolvidos por  empresas líderes na investigação cientifica e no desenvolvimento de novas soluções clínicas : NobelBiocare ® e Osstem®

Uma vez osteointegrados os implantes dentários podem suportar coroas unitárias, pontes fixas, ou barras para suporte e retenção de próteses removíveis.

Com a utilização de implantes dentários o paciente deixa de ter de optar por soluções desconfortáveis e inestéticas como as próteses removíveis suportadas apenas pela mucosa alveolar, voltando a sentir o conforto que os dentes naturais oferecem.

Outras vantagens dos implantes incluem:

  • Manutenção da estrutura óssea e estética facial, comprometidas com a perda dos dentes naturais;
  • Manutenção da integridade dos dentes vizinhos, uma vez que não são desgastados tal como acontece para a realização de uma ponte fixa convencional sobre dentes;
  • Permitem restaurar a função mastigatória e a possibilidade de se alimentar sem a preocupação inerente ao facto de não ter dentes naturais;
  • Melhoria substancial na confiança e segurança dadas pelos dentes naturais, proporcionando ao paciente uma melhor auto-estima;

Casos Clínicos

Implantes Unitários

O implante unitário tem como finalidade substituir um dente perdido por cárie, fractura ou doença periodontal. Após a colocação do implante endo-ósseo é confeccionada uma coroa fixa implanto-suportada metalo-cerâmica ou em cerâmica pura que mimetiza um dente natural.

Em alguns casos, por forma e obter um resultado estético óptimo é necessário fazer uma corora provisória acrílica durante a cicatrização e maturação dos tecido moles peri-implantares.

Pontes sobre Implantes

Em muitos casos de perda múltipla de peças dentárias consecutivas, e desde que a condição óssea o permita, não há necessidade de colocar um implante por cada dente perdido. A colocação de implantes de dimensões adequadas em determinadas localizações permite substituir várias peças dentárias com recurso a um menor número de implantes permitindo repõr a função e estética com menores custos para o paciente.

Próteses Totais Fixas Implanto-Suportadas

Em Maxilares ou Mandíbulas totalmente edêntulas ou com peças dentárias sem viabilidade, com a colocação de 4, 6, 8 ou mais implantes (consoante a situação clínica e do tecido ósseo, mucosa alveolar e relação inter-maxilar) é possível reabilitar uma arcada dentária completa evitando as próteses totais removíveis convencionais.

Após a avaliação clínica e através de meios complementares de diagnóstico (ortopantomografia digital e/ou TAC) é muitas vezes possível fazer a colocação de implantes imediatamente após a extracção de peças dentárias com colocação de prótese fixa imediata, ou seja no mesmo dia da cirurgia o paciente pode obter dentes fixos restaurando a estética e função mastigatória em poucas horas.

Recorrendo a esta técnica de Função ou Carga Imediata o desconforto do período de cicatrização e o número de consultas e cirurgias necessárias para terminar o tratamento são drásticamente reduzidos. Após o período de cicatrização estas próteses fixas provisórias são substituidas pelas definitivas que podem ser metalo-cerâmicas, metalo-acrílicas ou em cerâmica pura.

 

Técnicas Cirúrgicas Complementares

Quando a zona desdentada não apresenta dimensões ósseas e/ou mucosas adequadas à colocação de implantes é muitas vezes necessário proceder à Regeneração tecidular guiada por forma a obter um adequado volume de tecido mole e ósseo.

Um exemplo muito comum é a perda de massa óssea no maxilar superior na zona pré-molar e molar após a extracção das respectivas peças dentárias que requer um enxerto do seio maxilar (sinus-lift ou elevação do seio maxilar) por forma a obter uma altura óssea propícia à colocação de implantes dentários, com recurso a biomateriais sintéticos (osso liofilizado granulado). A este tipo de procedimento dá-se o nome de Enxerto Inlay.

Quando a perda óssea é sobretudo em espessura é possível fazer enxertos ósseos provenientes da zona do mento, retromolar ou da tuberosidade maxilar superior (região do dente do ciso) por forma a obter mais volume, melhorando a estética e longevidade da reabilitação com implantes.A este tipo de procedimento dá-se o nome de Enxerto Onlay.

 

Corpo Clínico


Horários e Marcações

Segunda-feira a sexta-feira entre as 9h30 e as 19h30 por marcação prévia